Isso também acontece com você?
Comece estudando os produtos de investimentos disponíveis no mercado para entender como eles funcionam, escolha alguns e comece a investir neles para testar e perceber quais são aqueles de que você mais gosta!
No site da B3 Educação tem um vídeo gratuito sobre finanças pessoais, e na FGV também tem outro curso gratuito básico sobre finanças pessoais, eles falam um pouco sobre produtos de investimentos.
Entenda o quê são “Classes de Ativos” (Renda Fixa, Renda Variável, Produtos Estruturados, Investimentos Alternativos etc), e como organizar uma “Carteira de Investimentos” conforme o seu perfil de investidor (que reflete a sua tolerância ao risco dos investimentos), e o prazo de maturação dos produtos para que ele seja equivalente ao prazo de quando você precisará do dinheiro para usar para outra coisa.
Também estude sobre as #estratégias de investimentos: investimento em valor (value investing), trading, e todos os outros nomes complicados (long & short, long only…).
Entenda como o mercado compara o desempenho dos produtos de investimentos com índices de referência (benchmark) que podem ser a inflação (IPCA ou IGP-M), taxas de juros (CDI ou Selic), bolsa (índice Bovespa), etc, e saiba avaliar o desempenho dos produtos ao longo do tempo e se faz sentido ou não para você.
Entenda também quais são os #custos e os #impostos de cada produto, e qual o valor mínimo exigido para investimento, para escolher o produto que faz sentido para você!
Realmente são muitas variáveis para levar em consideração antes de investir, por isso é tão importante #estudar e avaliar todas elas em conjunto, para tomar uma decisão de investimentos com #consciência do quê você está fazendo e escolher de acordo com o quê faz sentido para você!